Parceiros

Blaise Pascal

Blaise Pascal (1623-1662) nasceu em uma família de situação financeira estável: o pai era um rico mercador e membro da nobreza. Após a morte da mãe quando ele tinha três anos de idade, o pai resolveu cuidar de sua educação, contratando professores para ensiná-lo em casa. Decidiu também esconder os livros de geometria até o filho completar 15 anos de idade, para que ele se concentrasse em outros estudos. Entretanto, com 12 anos, Pascal começou a usar seu tempo livre para estudar geometria em segredo.

Em 1630, a família se mudou para Paris e, freqüentando reuniões científicas, Pascal impressionava com seus próprios estudos das seções cônicas. Em 1639, seu pai foi nomeado arrecadador de impostos da Alta Normandia. Para ajudar o pai em sua missão, Pascal construiu uma calculadora mecânica, a primeira do tipo, quando tinha 19 anos de idade.

Ele acreditava firmemente na condução de experimentos, em vez do uso exclusivo do raciocínio. Suas experiências mostraram que o líquido sobe em um barômetro devido à pressão do ar, e não por causa da tração do vácuo no topo do tubo. Por volta de 1648, ele já havia estabelecido o Princípio de Pascal: um fluido em um recipiente transmite uma pressão igual em todas as direções e atua em ângulos retos nas superfícies com que têm contato.



Ao lado do advogado e matemático francês Pierre de Fermat (1601-1665), Pascal desenvolveu as leias da probabilidade. Os resultados que os dois conseguiram são aplicados em uma variedade de operações, de tabelas de mortalidade para seguros à decomposição de partículas subatômicas. O Triângulo de Pascal, uma combinação numérica aparentemente simples, em que cada número é a soma dos dois números imediatamente acima, fornece os coeficientes da expansão binominal, combinação usada em probabilidade em outras séries numéricas.

Por toda a vida, Pascal se interessava em buscar um melhor entendimento da fé cristã. Com 32 anos de idade, sofreu um acidente assustador: estava em sua carruagem quando os cavalos dispararam e o veículo ficou pendurado em uma ponte. Pascal foi resgatado, mas o acidente mudou a direção da sua vida. Daquele ponto em diante, ele se dedicou quase que exclusivamente a assuntos religiosos. Seus escritos são conhecidos por sua lógica e ardor. O brilhantismo de Lettres Provinciales (Cartas Provinciais, de 1656) marcou o começo da era da prosa francesa moderna.

A obra filosófica mais famosa de Pascal é Pensamentos, uma coletânea de pensamentos pessoais sobre o sofrimento humano e a fé, escritos em 1658. Ele podia escrever com autoridade sobre a dor porque sofria constantemente de enxaquecas e úlceras estomacais. Pensamentos ficou inacabado, e a melhor maneira de organizar as anotações que ele deixou tem incentivando discussões filosóficas até hoje.

Pascal morreu com 39 anos de idade, provavelmente devido a um tumor maligno no estômado. Apesar da vida curta, ele deixou sua marca em diversos campos, incluindo a física, matemática, geometria, filosofia e literatura cristã.

Pascal também pesquisou problemas matemáticos relacionados aos jogos de dados. Esses estudos o levaram a formular o cálculo das probabilidades, Aleae Geometria (Geometria do acaso). Outro resultado dessas pesquisas com jogos foi o Triângulo de Pascal, uma tabela numérica.

Depois do falecimento de Étienne Pascal, Blaise escreveu a uma de suas irmãs discorrendo sobre o sentido cristão da morte. Essas idéias formaram a base de um trabalho filosófico que ele publicaria anos depois, "Pensamentos". Nessa obra, Pascal afirma: "Se Deus não existe, não se perde nada acreditando nele, mas se ele existe, perde-se muito não acreditando".

Pascal aplicou-se nos estudos de matemática e física escrevendo, em 1653, o "Tratado do Equilíbrio dos Líquidos", no qual explicou a lei da pressão. Foi uma importante contribuição para a física. Ele também produziu importantes teoremas em geometria progressiva. Outra obra sua é o "Tratado sobre as Potências Numéricas", em que trata da questão dos "infinitamente pequenos".

Continuando a estudar o tema, investigou como calcular a área de ciclóide, a curva traçada por um ponto da circunferência que rola sem deslizar sobre uma reta. O método criado por ele para estabelecer essa área tornou possível descoberta do cálculo integral, anos mais tarde, por Leibniz, matemático alemão, e Isaac Newton, físico inglês.

Frases e Pensamentos em Destaque:

"O amor é cego, a amizade fecha os olhos."

"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta."

"É o coração que sente Deus e não a razão."

"A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirana."

"Poucas amizades subsistiriam se cada um soubesse aquilo que o amigo diz de si nas suas costas."